Imunologia
O exame de sorologia e imunologia consiste na análise do soro sanguíneo e dos anticorpos, respectivamente, para diagnóstico de doenças infecciosas, a partir da resposta de antígenos que são respostas aos microrganismos.
Os anticorpos nada mais são do que proteínas, chamadas de imunoglobulinas, que protegem as pessoas contra a invasão de agentes infecciosos, incluindo vírus, bactérias, bem como substâncias químicas e toxinas.
Cada anticorpo produzido no organismo é único e a estrutura específica é o antígeno. Assim, os anticorpos se ligam aos antígenos, criando complexos imunes.
No primeiro momento em que alguém é exposto a uma infecção, o sistema imunológico produz os anticorpos conhecidos como IgM. Depois, ocorre a produção dos IgG, pois o corpo se “lembra” da doença e mantém um pequeno estoque de anticorpos, quando o indivíduo for exposto novamente ao microrganismo.
Dessa forma, é possível identificar a presença de várias doenças infecciosas, visto que o teste analisa a presença das imunoglobulinas presentes no sangue.